Não é de duvidar que um dos ambientes do lar mais amado pelos brasileiros é a sala, certo? É nela que descansamos, nos entretemos, curtimos a família, recebemos os amigos, enfim, fazemos tudo o que mais gostamos.
Por isso, nada mais justo que ela seja confortável e aconchegante, tanto para a gente como para quem nos faz uma visita.
Mas, na prática, sabemos que nem toda sala é assim, visto que muitas são feitas às pressas ou já estão desgastadas, igual a da Dona Maria Geralda.
Quer ver como a sala dela foi reformada em apenas 10 dias? Então, continue lendo este post.
A reforma da Dona Maria Geralda
Maria Geralda foi a escolhida da vez pela arquiteta e youtuber Larissa Reis, na série #TransformaLari.
O maior sonho dela era reformar o lugar onde ela passa a maior parte do tempo com a sua família: a sala de sua casa. Além de desconfortável, o ambiente possuía imperfeições no piso, sofá improvisado e até uma viga aparente que deixava o visual muito prejudicado.
Vendo tudo isso, a arquiteta entrou em cena para solucionar de vez todos esses problemas e antes de colocar a mão na massa, ela analisou todo o ambiente e projetou algo que suprisse a necessidade da família, além de superar suas expectativas.
Os primeiros dias de reforma
Os primeiros dias de obra foram focados em mudar a parte estrutural, invertendo assim as portas e janelas (reaproveitadas do antigo ambiente), com objetivo principal de deixar a parede livre e melhorar a passagem de ar dentro do cômodo. Essa mudança possibilitou uma economia no espaço, deixando ele mais amplo para inserção de novos móveis.
Além disso, as paredes também foram niveladas e novos pontos de energia foram criados.
Depois, foi a vez de colocar os revestimentos. Na parede em que ficaria o painel da TV, a arquiteta Larissa Reis escolheu um revestimento com relevo em 3D, moderno e atemporal. No piso, ela optou um porcelanato marmorizado.
Imagina que não combinou, né?
Mas, é preciso ter muito cuidado na hora da instalação deste tipo de piso. A arquiteta ressalta que como o porcelanato é um material com baixa absorção de água, a argamassa tem que ser muito bem escolhida, visto que, para que o piso fique colado no contrapiso, é necessário que ele absorva um pouco da argamassa.
E a recomendada e utilizada na reforma da Dona Maria Geralda é a argamassa para porcelanato quartzolit, por conta da sua qualidade e facilidade de aplicação. Segundo a Larissa: “Se usarmos um produto que não tenha qualidade necessária, o porcelanato não absorverá a umidade e o piso ficará solto”.
“Embelezando” a sala de TV
Na fase de acabamento, o visual lindo começa a tomar forma, afinal, as paredes já foram pintadas e estava faltando apenas colocar as luminárias e montar os móveis.
Dentre os móveis colocados, o que mais chamou atenção foi o rack, visto que ele foi feito sob medida e pensado exclusivamente para esconder a viga que ficava exposta e deixava o ambiente feio.
O sofá retrátil também brilha os olhos, visto que a cor cinza dele contrasta muito bem com as cores claras escolhidas para a sala da Dona Maria Geralda. E como ela ama ler neste ambiente, a poltrona com o abajur feito à mão dá um toque mais que especial.
Um sonho esta sala, não é mesmo?
A entrega do sonho
Após apenas 10 dias de obra, a reforma foi finalizada e estava pronta para receber a família que não aguentava mais de ansiedade. A entrega foi marcada por muita felicidade.
O choro emocionado da dona da casa só provou que a reforma de um ambiente é bem mais do que uma simples obra: é o começo de uma nova etapa na vida da família, afinal, elas passam a ter mais conforto, funcionalidade e beleza, proporcionando assim maior qualidade de vida.
Viu como é possível reformar um ambiente com rapidez e qualidade? Basta que o projeto seja elaborado detalhadamente, tenha bom planejamento e conte com uma execução de excelência.
Não espere mais e comece hoje mesmo a planejar sua reforma, afinal, como disse a Dona Maria Geralda, não devemos desistir dos nossos sonhos.