Se você acha caro pagar por um bom profissional, experimente contratar um incompetente!
Esse é o nome dado a uma série de quatro episódios dentro do Programa Fantástico (Rede Globo) que teve início no dia 30/04/2017.
A inspiração vem de uma outra série: How Not to DIY (como não fazer você mesmo), da BBC.
De forma resumida, a série busca apresentar, de forma humorada, histórias de pessoas que tentam resolver por conta própria problemas de reforma em casa.
Muitas pessoas tentam economizar dinheiro fazendo elas mesmos reparos, ajustes e modificações, mas acabam:
- perdendo muito tempo;
- fazendo um serviço de má qualidade;
- tendo que contratar um profissional para refazer (ou melhor desfazer tudo o que foi feito e fazer da forma correta);
- gastando muito mais do que teriam gasto se um profissional tivesse sido contratado desde o princípio.
-
Por vezes, o pensamento monetário (da grana que vamos gastar) se sobressai… e só pensamos nele!
-
“Eu não vou pagar TODA ESSA GRANA para alguém fazer isso! Eu mesmo faço! Deixa pra mim, que eu consigo facilmente fazer”.
-
E horas e horas são perdidas.
-
Por quê?
-
Porque essa tarefa/atividade não é nossa especialidade/habilidade e, por vezes, não temos as ferramentas corretas!
-
Olha um exemplo disso…
-
Um conhecido precisava colocar um papel de parede no quarto da filha. Resolveu não contratar um profissional e fazer por sua conta!
-
Dizia ele: “Cara, eles cobram muito caro para colocar o papel! Vi na internet um vídeo… é bem simples!”
-
Resultado:
-
demorou um final de semana inteiro para colocar o papel de parede;
-
ficou totalmente estressado (porque não tinha as ferramentas corretas) e porque não “sabia bem” como colocar;
-
discutiu várias vezes com a esposa (a bagunça foi só um dos motivos);
-
não conseguiu deixar a filha totalmente feliz (os desenhos do papel de parede não ficaram bem alinhados);
-
não vou entrar no mérito de que um profissional tem a habilidade/expertise e as ferramentas corretas e que faria o trabalho em um dia apenas…
-
-
Quero perguntar o quanto representou:
-
perder um final de semana com a família;
-
discutir com a esposa;
-
desapontar a filha;
-
não usar esse tempo (dois dias) para produzir… fazer algo importante.
-
Quantas vezes você vai pagar por um serviço?, esta pergunta não pode ser respondida rápido.
Quantas vezes já fomos solicitado para reparos de serviços que nossos clientes já fizeram muitas e muitas vezes a mesmo reparos, desde instalação de kit de Banheiros até uma construção nova, do mais simples ao mais complexo
Portanto, lembre sempre do ditado:
“Se você acha caro pagar por um bom profissional, experimente contratar um incompetente!”